quinta-feira, 3 de março de 2011

O Grão Verdadeiro (ou o quer que isso signifique)

Vou logo dizer que não li o livro  e muito menos assisti a versão de 1969 de BRAVURA INDÔMITA, de Henry Hathaway, com John Wayne no papel que na nova versão é de Jeff Brigdes. Então somente posso falar sobre o filme dos Cohen. Aliás, uma filmaço dos Cohen!

Western, ou melhor, faroeste é um gênero de cinema que eu aprendi a gostar com meu pai, principalmente dos “spaghetti” de Sergio Leone, em especial O BOM, O MAU E O FEIO (ou Três homens em conflito), de 1966, cuja fita VHS gravada do Supercine da Rede Globo chegou a rasgar de tão assistida lá em casa. Quando, então, assisti a ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ (No country for old men, 2007), que deu aos Cohen o Oscar de direção e filme em 2008, pensei de cara: isso é um western moderno! Esses caras saberiam fazer um western clássico! E foi o que fizeram.

“True Grit” conta a história de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), garota de 14 anos que contrata o xerife federal Rouben “Rooster” Cogburn (Jeff Rbidges) para caçar o assassino de seu pai.  Mas Mattie não é uma menininha ingênua e frágil; ela é forte, perspicaz e inteligente, e vai bater de frente com os métodos nada ortodoxos de Rooster, não obstante nutra por ele algo que podemos caracterizar como uma paixão platônica, que fica mais evidente ao final da fita, que mais que um mero remake, é um filme digno de ser visto na tela grande do cinema e que carrega a assinatura dos Cohen em várias passagens, principalmente no humor sutil e na tensão sexual implícita entre Mattie, Rooster e LeBeouf (Matt Damon), um Texas ranger que também está atrás do fora-da-lei  e que os ajuda a sua maneira em sua jornada.

A soberba fotografia de Roger Diekins, parceiro dos Cohen de outros carnavais e que merecia ter ganho o Oscar esse ano, sem sombra de dúvida, e a bela e melancólcia música de Carter Buwell, que remete imediatamente as antigas trilhas do gênero western, ajudam mais ainda a entrar na atmosfera do filme.

Trailer Hd



Trailer da versão de 1969 baseado no trailer da versão 2010



Comparação entre as duas versões

Nenhum comentário:

Postar um comentário