segunda-feira, 14 de março de 2011

Gargalhadas garantidas numa coleção imperdível


Tom e Jerry é um desenho animado que acompanhou a minha infância e que ainda me provoca risos e até gargalhadas. Se você, já burro velho, ou mesmo quando criança, nunca deu uma risada ao ver Tom morrendo de medo do buldogue Spyke mas nunca perdendo a oportunidade de esculachar com ele enquanto Jerry fazia de tudo para azucrinar o gato, desculpe, é melhor você rasgar o atestado de humanidade. É simplesmente impossível não rir dos curtas metragens, em especial da série produzida entre  1940 e 1958 por Fred Quimby e dirigida por ninguém menos do que William Hanna e Joseph Barbera para a MGM. E dessa série que quero falar nesse post, pois toda ela foi lançada numa coleção em DVD na terra do Obama chamada THE SPOTLIGHT COLLECTION. São 3 volumes duplos com todos os 114 episódios restaurados e recheados de extras.
São eles:

VOLUME 1

•    Commentary by Jerry Beck on: The Zoot Cat, Kitty Foiled, Heavenly Puss
•    "Behind the Tunes: The MGM Orchestra" (documentary on the music of Tom and Jerry)
•    "How Bill and Joe Met Tom and Jerry" {documentary on the origin of the series}
•    Jerry Dances with Gene Kelly {excerpt from Anchors Aweigh}
•    Tom and Jerry Swim with Esther Williams {excerpt from Dangerous When Wet}

VOLUME 2

•    An introduction by Whoopi Goldberg (similar to the introduction to the third volume of the Looney Tunes Golden Collection) where Goldberg explains that the Tom and Jerry cartoons may contain racial stereotyping (particularly centered on the appearance of Mammy Two-Shoes) that may offend some modern-day viewers.
•    Audio Commentaries: Commentary on Saturday Evening Puss, Puss Gets the Boot, The Night Before Christmas, and Dr. Jekyll and Mr. Mouse by MADtv castmember Nicole Parker and Animation Historian Earl Kress
•    Documentary: Animators as Actors: Actor's workshop of where the inspiration for character personalities come from
•    Featurette: The Comedy Stylings of Tom and Jerry (featuring appearances by Mark Kausler, Jerry Beck, and MADtv castmembers Nicole Parker and Ike Barinholtz)
•    Production Sketches: 1941 Pencil Sketch: The Midnight Snack


VOLUME 3

•    Cat and Mouse: The Tale of Tom and Jerry: a documentary on the history of the Tom and Jerry shorts, and the censorship issues the series has had to deal with.
•    The Karate Guard: a 2005 Tom and Jerry short directed by co-creator Joseph Barbera.

Um dos pontos interessantes nessa coleção é que há um aviso na tela antes da exibição dos episódios dizendo que algumas passagens podem parecer ofensivas para alguns grupos étnicos, o que representava a cultura da época em que foram produzidos, embora nada louvável - eles frisam isso - e que de maneira alguma representam a opinião da Warner Home Vídeo (detentora dos direitos) hoje. Ou seja: deram um tapa com luva de pelica na cara dos hipócritas politicamente corretos de plantão. Tom & Jerry é totalmente policamente incorretíssimo, com o perdão da expressão esquisita. E a graça está toda aí! Eles fumam quando têm que fumar, bebem quando têm que beber, são até racistas quando precisam ser (bem, eles não, mas o roteiro sim). A MGM e a Warner não se vangloriam desse passado, digamos, segregador, mas nem por isso nos privam da obra-prima que é o desenho (coisa que poderia ser aprendia aqui por aqueles que queriam tirar Monteiro Lobato do currículo escolar por conta expressões hoje tidas como racistas contidas em "As aventuras de Pedrinho").

Outro ponto interessante é que muitos episódios foram produzidos em widescreen e até cinemascope, algo que nunca saberíamos visto que a maioria de nós só assistimos os desenhos na TV.

Se você é amante de animação, teve infância e coleciona DVDs e BDs, esse SPOTLIGHT COLLECTION é item indispensável em sua estante! Clique na imagem abaixo para colocar os 3 volumes na sua cesta da Amazon!



Vejam aqui o vídeo que fiz sobre a coleção:

Um comentário:

  1. Bela coleção, ótima série e ótimo preço. :)

    Valeu pelo vídeo e pelas informações, Rafael. ;)

    ResponderExcluir