segunda-feira, 3 de junho de 2013

Faroeste do bom!


"Não tinha medo o tal João de Santo Cristo
Era o que todos diziam quando ele se perdeu...". 

Com esse verso se iniciava a música que se tornaria uma lenda no rock nacional. "Faroeste Caboclo", do Legião Urbana, contava a história do caboclo João, vindo da fictícia Santo Cristo, no sertão baiano, para fazer a vida em Brasília, onde se apaixonava por Maria Lúcia e por ela duelava com Jeremias, o traficante de renome que apareceu por lá.  Pois a opereta criada por Renato Russo finalmente chegou à tela grande pelas mãos do diretor René Sampaio, em seu primeiro trabalho para o cinema, sendo escrito por Marcos Bernstein (de "O outro lado da rua" e "Central do Brasil") e Victor Atherino ("Somos tão jovens"). 

De cara os fãs mais ardorosos vão chiar, já digo logo. O filme apenas se baseia na canção escrita em 1979 e que se tornaria sucesso no álbum "Que país é esse?" de 1987. O principal está lá: os personagens. O amor de João (Fabrício Boliveira) e Maria Lúcia (Isis Valverde, debutando no cinema, de onde nunca deve sair!) e a rixa com Jeremias (Felipe Abib), mote principal da letra, também. E, claro, Pablo (Cesar Trancoso), o primo peruano que vivia na Bolívia e muitas coisas trazia de lá. E só. O que de maneira nenhuma torna o filme ruim, muito pelo contrário! Sampaio conseguiu conduzir com extrema competência esse verdadeiro bangue-bangue brasileiro, com direito a trilha sonora e enquadramentos dignos dos melhores westerns spaghetti de Sergio Leone. Palmas para a fotografia de Gustavo Hadba e para a direção de arte de Tiago Marques; a caracterização da Brasília e das cidades satélites do início dos anos 1980 estava impecável. 

É provável que o filme faça muito mais sucesso por conta da nostalgia do público diante da canção / hino do que pelo próprio filme em si, o que não é demérito de maneira alguma, muito pelo contrário! Mas quem esteve fora do Brasil - ou do mundo - nos últimos 26 anos, e nunca ouviu a música do Legião Urbana, certamente vai se divertir bastante com um bom filme de ação.

Seria mais ou menos essa a notícia do duelo.



A letra de Faroeste Caboclo: http://letras.mus.br/legiao-urbana/22492/



Nenhum comentário:

Postar um comentário