terça-feira, 14 de agosto de 2012

Surrealismo da Divina Comédia

Hoje pude conferir a exposição que desde 27 de julho (encerrando em 2 de setembro) está ocupando a Galeria 3 da Caixa Cultural, aqui no Rio: Dali - A divina comédia. Nada mais, nada menos que gravuras de Salvador Dali interpretando a famosa Divina Comédia, de Dante Alighieri. Para quem não sabe, Dante foi penta escritor e político na idade média e é considerado o pai da língua italiana. A Divida Comédia é sua obra mais importante. Salvador Dali foi um dos maiores nomes do surrealismo e a ele foram encomendadas pelo governo italiano nos idos de 1950 essas gravuras para comemorar os 700 anos de sua criação, por Dante. 

Dante
Dalí contou com a ajuda dos gravadores Raymond Jacquet e Jean Taricco, que fizeram 35 placas com 3500 blocos xilográficos para traduzir as aquarelas peça por peça. Nos anos 60, as xilogravuras foram publicadas em forma de livro por uma editora francesa, ilustrando em seis volumes as obras completas com o texto de Dante.

Para quem quiser conferir, é uma boa pedida para a hora do almoço!





A CAIXA CULTURAL fica na Av. Almirante Barroso, esquina com Av. Rio Branco, coladinho no metrô da Carioca. A exposição é aberta de terça a domingo, das 10h as 22h, e o ingresso é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário