sexta-feira, 27 de maio de 2011

AS CRONICAS DE NARNIA, de C. S. Lewis


“Vinde a mim as criancinhas!”, dissera Jesus segundo uma passagem da Bíblia. E é na Bíblia que Clive Staples Lewis  foi buscar a inspiração para escrever os livros que compõe a saga AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, sobre um mundo mágico, repleto de animais falantes e pensantes, reis e rainhas meninos e muita, muita aventura. E nada mais perspicaz e coeso do que usar aquelas palavras de Jesus para começar esse post pois foi para as crianças, exclusivamente para elas, que Lewis escreveu seus livros.

De leitura extremamente fácil, mas nunca ofendendo a intelectualidade de seu leitor, Lewis evita longos e excessivamente descritivos parágrafos, e mesmo assim consegue com maestria passar para o leitor toda a atmosfera e a magia de seu mundo, muitas vezes lançando mão de referências conhecidas de seu público alvo, como sabores, texturas, costumes tão presentes na vida real. Claro que muita coisa mudou dos anos 1950 para cá, principalmente o acesso a informação pelas crianças, mas mesmo as nascidas no século XXI se encantariam e se identificariam com os irmãos Pavensi de sua saga, ainda mais depois que outra autora inglesa, J. K. Rowling, trouxe a magia e o gosto pela leitura de volta a infância com a série Harry Potter.



A coleçao das Cronicas, em volumes separados.

As referências cristãs estão implícitas – e as vezes explícitas – nas histórias. Em certa passagem de A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA, Aslam, o Grade Leão, criador e protetor de Nárnia, chega a dizer a personagem Lúcia, a mais nova dos Pavensi, que ela deveria procurar por ele em nosso mundo, mas aqui ele teria outro nome. Sugestivo, não? Ao final da derradeira crônica, quando todos os personagens estão reunidos ao redor de Aslan naquele que todos chamam de “O País de Aslam”, Lewis narra como ele parecia cada vez menos um Leão e mais uma pessoa, um rosto bem conhecido, a medida que falava. Tais referências cristãs, apesar disso, nunca são ofensivas a outros que profetizam ou seguem outra religião, e ai está a maestria de Lewis. Ele não prega, ele não ensina; ele conversa com o leitor e simplesmente conta uma história. E quem não gosta de ouvir – no caso aqui, ler – uma boa história?

Leia AS CRÔNICAS DE NÁRNIA sem medo. Magia e religião se fundem em um mundo de aventuras que certamente tende a agradar a todos.

O sucesso das Crônicas de Lewis já geraram telefilmes para a TV britânica e recentemente chegaram as telas de cinema em 3 filmes: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDAROUPA, o mais mágico de todos, PRÍNCIPE CASPIAN e A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA, este marcando a despedida dos Pavensi de Nárnia. Um quarto filme já foi confirmado pela FOX, que assumiu a franquia no lugar da Disney a partir do terceiro filme, e provavelmente deve ser levado as telas O SOBRINHO DO MAGO, o sexto livro publicado mas cronologicamente o primeiro, onde é mostrado como Aslam criou o mundo de Nárnia. Particularmente eu preferia que fosse filmado A CADEIRA DE PRATA, que seguiria como continuação do terceiro filme. Mas essa é a minha opinião. Provavelmente a FOX quer explorar mais o universo Narniano e teria esse filme como o início de uma nova trilogia. Vá entender.

Mapa de Narnia


Curiosidades:
Compre o Blu-ray de A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA, dublado e legendado em portugues brasileiro, numa ediçao lindissima:

4 comentários:

  1. Olá querido Rafael, adorei seu post, também já li os sete volumes das Cônicas de Nárnia, sou completamente apaixonada, me delicio com o senso de humor dele, e com o universo mágico que criou, principalmente quando Lewis interrompe a narrativa para fazer comentário com o leitor, é como se ele estivesse ao nosso lado, é assim que me sinto, talvez por isso mesmo a série é perfeita pra quem gosta de contar histórias, Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael,não li os livros mas assisti 3 dos filmes,são maravilhosos .Adoro.Cheios de aventuras,suspense e magia !!!

    ResponderExcluir
  3. Se você reparar, ele segue à risca a ideia de que "nada acontece duas vezes do mesmo jeito"! Até mesmo quando essa frase aparece, ela aparece de maneiras diferentes... Uma ótima dica pra quem vai escrever. Aliás, não se poderia nada menos do que um best seller de um companheiros de "clube de escritores" do criador de O Senhor dos Anéis".

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sou apaixonada pela Cronicas e por Narnia, principalmente Aslam. Vc poderia me informar onde encontro os livros? Sou louca pra ler todos. Me responda por favor...natalia16_fernandes@ymail.com

    ResponderExcluir