quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Paulicéia incoerente


Amigos de São Paulo (capital). Por que exatamentee vocês estão criticando o prefeito Haddad? Estive morando ai por três meses e o que eu vi foi uma fantástica cidade onde tudo funciona. E quando não funciona é algo pontual, como em qualquer grande cidade.
Seria por conta das ciclo-faixas ou ciclo-vias? OK, ok, eu percebi que Sampa (como nós cariocas o chamamos) é uma cidade pouco plana, ou, na verdade, cheia de ladeiras! Quase uma São Francisco tupiniquim! Mas o uso de bicicletas em detrimento dos carros em qualquer cidade do mundo, principalmente em países desenvolvidos, é um movimento crescente. Por que Sampa seria diferente?
Seria por conta do fechamento da Av. Paulista para carros aos domingos e feriados? Ah, colé! Um dia por semana sem carro, minha gente! A cidade tem o melhor sistema de metrôs e trens urbanos do país (mesmo com todos os escândalos de corrupção do governo do estado - que é do PSDB! - a malha metroviária está em expansão, para dar inveja ao metroteco que temos aqui no Rio!) e você consegue chegar onde quiser, fazendo baldeação entre as linhas e com os ônibus municipais! Vai em dizer que no domingo uma única avenida (ok, a mais importante da cidade) vai te prejudicar? Tá bom.
Seria porque ele diminuiu a velocidade máxima permitida em perímetro urbano de 70 para 50 Km/h? Ora, não se consegue andar a mais de 30 km/h na maioria das vias da cidade, ainda mais em dias de trânsito ferrenho! OK, concordo que é uma limitação chata, mas altamente passável. Ninguém vai morrer por isso. Aliás, a idéia é essa, né?
Seria porque agora ele está dando passe de transporte para os desempregados por até 90 dias? Isso é o quê? coisa de comunista??? Desculpe, se você acha isso é um idiota.
Então, o que de tão ruim o Haddad fez por São Paulo nos últimos 4 anos? Só por ser do PT?

3 comentários:

  1. A começar pela pergunta principal: por que o "paulistano" odeia o Haddad? Bem, para começar, não dá para generalizar desse jeito. Grande parte da população, apesar da campanha anti-PT, adora ele por diferentes motivos, alguns mais válidos que outros, que vão desde porque ele é """"bonito"""" (principal motivo da propaganda política que as encalhadas de 25-40 anos espalham sobre ele no facebook) até por que algumas pessas acham que ele é de "esquerda".

    A verdade é a seguinte: o Haddad sozinho, como político, é ótimo. É aberto a mudanças, é progressista, tem conhecimento, formação e caráter. Ele é um Eduardo Jorge novo e sem as excentricidades. Tanto é o fato que pouca gente associa ele ao PT do jeito que associam Lula, Dilma, Marta, Erundina, etc. Ele mesmo, pessoalmente, vem mostrando esse distanciamento: você não vê ele indo nos comícios vestido de vermelho gritando contra a burguesia, não vê ele clamando a classe trabalhadora, falando merda abertamente de outros partidos, etc.

    Mas aí volta a pergunta: "Po Jonas, se ele é tão legal assim por que vocês odeiam ele?". Por causa de todo lixo que ele trouxe junto com ele, pagando promessas de campanha do PT. Para entender essa situação, pense na seguinte analogia: imagine que você se casa com a menina mais bonita e legal da cidade, só que vai ter que morar em um barracão com toda a família dela de traficantes, ladrões, assassinos, estupradores o resto da vida. Mas pô, você é um sortudo né? Casou com uma bela mulher! Só que não. É mais ou menos o que acontece aqui em SP.

    No primeiro mês da gestão, o Secretário apontado pelo Haddad (Ricardo Teixeira) exonerou todo mundo que conseguiu para colocar panfleteiros da campanha no lugar. Estamos falando de gente formada, pós graduada, extremamente competente sendo mandada embora para colocar gente que mal sabia escrever o nome no lugar. Mas estamos falando de especialistas em meio ambiente que eram administradores de parque, gente de finanças, RH, geógrafos, veterinários, todos trocados por gente de primeiro e segundo graus completo. Desnecessário dizer que tudo que estava sendo construído e grande parte do que foi construído foi simplesmente ao chão com essa "limpa".

    ResponderExcluir
  2. As ciclovias, propaganda dele e dos admiradores que não sabem essas histórias, no papel são uma bênção, uma idéia genial bancada pelo Haddad. Mas a implantação de um projeto desse tipo requer Planejamentos, Estudos, Propostas, Análises. Coisas que só gente capacitada consegue fazer e não indicados políticos. Só que todo esse povo capacitado foi mandado embora. E o que aconteceu? Ciclovias com 30cm em ruas bizarras, acidentes, pouca e nenhuma comunicação com os moradores afetados, etc. Todas as reclamações que o povo está fazendo, o que poderia ter sido evitado se fosse realmente um trabalho sério e não uma ferramenta de campanha.

    Um processo parecido foi feito para criar os corredores de ônibus, mas esse foi um caso que deu certo porque melhorou mais do que piorou a vida de quem anda de ônibus. Só que tem um pequeno problema: junto com esses corredores, dezenas de linhas foram cortadas ou tiveram o itinerário reduzido. Antigamente, quem pegava um ônibus para ir trabalhar agora tinha que pegar ônibus + metrô (que não tem integração monetária completa, a propósito) ou dois ônibus. Não sei quantos daqui andam de ônibus, mas pergunte a qualquer um se preferem passar 1 hora sentado dormindo em um ônibus só ou 30 minutos em um ônibus para chegar e brigar para subir em outro ônibus, para passar mais 30 minutos sem garantia que vai conseguir sentar. A resposta é óbvia. Isso foi outra coisa que fez o povo torcer o nariz. E é um processo que continua até hoje.

    Outro ponto que ninguém de fora do estado costuma lembrar: o aumento do IPTU quase que de imediato depois que ele foi eleito. Não é segredo para ninguém que São Paulo está quebrada há anos. Estamos em um déficit público imenso que todo ano só aumenta. E qual foi a solução genial da gestão? Vamos aumentar o já absurdo IPTU de São Paulo, sem nem ao menos conversar com a população. E o pior, o "mapa" do IPTU justamente aumentava mais as regiões que ele "perdeu" a eleição. Pode-se argumentar que é uma coincidência, mas vai explicar isso para os meus pais que têm uma lojinha na frente de casa há 50 anos no mesmo lugar na Vila Mariana e agora têm que pagar muito mais caro porque o Haddad pensa que eles são ricos.

    ResponderExcluir
  3. Alguns pontos também que quem é de fora não sabe/não nota: os parques municipais estão ainda tentando se recuperar da "desadministração" do primeiro ano de gestão. Alguns ficaram quase um ano sem contrato de limpeza, com lixo acumulado escondido embaixo do tapete. 90% dos projetos da gestão anterior foram parados ou cancelados durante os últimos três anos e agora, quando está para começar o ano de eleição, estão sendo retomados para que sejam considerados "Projetos Haddad". Esperem grandes novidades ano que vem que todos os "drones" vão babar "Nossa como o Haddad é foda", mas que poderíamos ter há mais de 3 anos se não tivessem sido congelados.

    Ah sim, lembram daquele Secretário que falei logo no começo? Saiu um ano depois com acusações de corrupção e foi para a Secretaria de Subprefeituras. O que assumiu, ficou menos de um ano também. O que está agora, estão falando que vai sair antes do fim do ano. Cada mudança, acontece a "limpa" de novo. Cada mudança, param-se projetos, acontece muito retrabalho, etc.

    Por fim, fechar a Paulista foi ótima na minha opinião. Mas mais uma vez mal executado, sem diálogo, sem CONVENCER os seus eleitores. Em todas as reuniões que tenho no Gabinete do Prefeito, a diretriz é a mesma: implementa e faça eles engolir. Eu não trabalho assim com meus funcionários e meus clientes, como a Prefeitura pode fazer isso com seus cidadãos? Alguns haters de "sampa" podem falar "huehue povo chato tem que se fuder mesmo". Ok, pode ser o povo mais chato do mundo, mas é esse povo chato que vai votar ou não em você na próxima eleição. É esse povo chato que vai postar bem ou mal de você nas redes sociais. Esse povo chato é seu cliente. Você foi escolhido por ele. Em São Paulo, não existe o conceito de "vou agradar a massa e ser amado" ou "vou agradar os ricos e ser amado". Ou você agrada desde o cara que mora na Cidade Tiradentes e demora 3 horas pra chegar no centro pra ir trabalhar todo dia _e_ o chefe dele que mora em Moema em frente ao Pq. do Ibirapuera e anda de Hilux, ou você não vai agradar ninguém. Por isso é a cidade mais difícil de se administrar do mundo. E o Haddad é só mais um que administrativamente vai deixar pior do que pegou, mesmo com os esquerdinhas desempregados e as futuras donas de ONG de resgate de animais babando ovo para ele.

    E é por isso, senhoras e senhores, que o "paulistano" não gosta do Haddad. Levem para vocês se quiserem, mas não digam que não avisei.

    ResponderExcluir